O que você pode fazer a respeito das mudanças climáticas?

Algo simples e fácil que as pessoas podem fazer e que a maioria de nós não está fazendo: falar sobre o assunto.

*Por Katharine Hayhoe

Iranduba Amazonas 25/10/ 2010 – Barco no meio do leito rio Negro seco em frente a cidade de Manaus (Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real).

Considerando os desastres climáticos de grandes proporções que vemos nas notícias quase toda semana, você provavelmente não ficará surpreso ao saber que a pergunta número um que me fazem quase todos os dias é: “O que posso fazer?” E isso me deixa feliz, porque é exatamente essa pergunta que deveríamos fazer e responder!

Quem assina meu boletim informativo, sabe que a cada semana compartilho uma sugestão diferente de como podemos fazer a diferença. Às vezes, é uma grande ação, como eletrificar nossas casas ou participar de prefeituras locais. Outras vezes, é um pequeno passo, como cortar a grama com menos frequência ou experimentar uma nova receita à base de plantas.

Com cada solução, enfatizo a coisa número um que as pessoas podem fazer e que a maioria de nós não está fazendo: falar sobre isso! Use sua voz para explicar por que a mudança climática importa e defenda a ação climática.

O que mais podemos fazer, além de falar sobre isso? Depois que o filme “Não olhe para cima” foi lançado, juntei-me a mais de 30 especialistas para responder a essa pergunta. Com base na ciência social de como catalisar a mudança social, desenvolvemos uma lista das ações climáticas impactantes que as pessoas podem tomar. Se você está preocupado com a mudança climática e quer fazer a diferença:

1.

Inicie uma conversa sobre por que as mudanças climáticas são importantes e o que as pessoas podem fazer a respeito.

2.

Junte-se a um grupo de ação climática para amplificar sua voz e a de outras pessoas (Filie-se ao movimento Renovar Nosso Mundo e conheça: Nós na Criação, Casa Sem Lixo, Somos Criação e o projeto Ecoteologia da ABC2).

3.

Pense onde você guarda e como gasta seu dinheiro (incluindo seu banco, cartão de crédito, aposentadoria e compras).

4.

Estimule ideias para mudanças no trabalho, na escola, na igreja ou em qualquer outra organização da qual você faça parte.

5.

Responsabilize os políticos em todos os níveis votando e dizendo a eles por que as mudanças climáticas são importantes e o que você quer que eles façam a respeito.

6.

Reduza sua pegada de carbono e torne suas ações contagiosas falando sobre elas.

Compartilhe esta lista com alguém pessoalmente ou nas redes sociais. Memorize-a, assim, da próxima vez que lhe perguntarem, você terá a resposta na ponta da língua também. Juntos, podemos tornar esta informação contagiosa e impulsionar a ação!

*Katharine Hayhoe – cristã, cientista do clima, cientista-chefe da The Nature Conservancy, autora de A Climate for Change: Global Warming Facts for Faith-Based Decisions e Saving Us: A Climate Scientist’s Case for Hope and Healing in a Divided World, e mais de 125 artigos revisados ​​por pares, resumos e outras publicações e muitos relatórios importantes, Saiba mais aqui.

**Conteúdo publicado originalmente na newsletter semanal de Katharine Hayhoe.

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário