Somos o movimento Renovar Nosso Mundo e juntos com a igreja estamos restaurando a criação

Renovar Nosso Mundo é um movimento global de cristãos e cristãs com o objetivo de informar, capacitar, mobilizar e engajar a igreja local por meio de ações e parcerias, que visam combater a degradação do meio ambiente, a redução dos meios de subsistência, e consequentemente a pobreza. Como filhos e filhas de Deus, escolhemos viver com justiça socioambiental e participar de um movimento nesta direção. Não ficaremos parados enquanto nossos irmãos e irmãs estiverem aprisionados na pobreza e nem passivos enquanto a criação é negligenciada e destruída.

(foto da Home: Francisco Pinho)

nossa História
Março 2017
Em 01 de Março de 2017, as organizações Tearfund, Miquéias Global, Aliança Anglicana, TEAR Austrália, Miquéias Zâmbia, EU-CORD e Paz e Esperança Internacional lançaram a campanha global Renovar Nosso Mundo: uma campanha de oração, mobilização e inspiração às igrejas para lutarem contra a pobreza e a injustiça, começando pelas mudanças climáticas.
Março 2017
No Brasil, o movimento (antes chamado “campanha”) foi lançado também em Março de 2017 (dia 17), em Belo Horizonte – Minas Gerais, e desde então tem buscado sensibilizar, informar, capacitar e mobilizar a igreja evangélica para levantar sua voz contra as injustiças socioambientais em nosso país. Somos hoje um movimento evangélico e ambiental composto por igrejas, organizações e pessoas.
Março 2018
Nos dias 02 a 03 de março organizações cristãs e líderes comprometidos com a Teologia da Criação se reuniram para coletivamente desenvolver o foco de atuação de Renovar Nosso Mundo no Brasil. Este foi o primeiro Encontro Nacional do movimento.
Novembro 2018
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro aconteceu em Manaus, Amazonas, o lançamento do movimento. Nos dois dias, cerca de oitenta pessoas participaram do encontro, que contou com representantes de igrejas evangélicas, católica, ONGs cristãs e demais entidades da sociedade civil. Nascia ali o Núcleo Amazonas do movimento.
Fevereiro 2019
Nos dias 23 e 24 de fevereiro, nas dependências do Seminário Teológico Batista Independente, em Campinas, São Paulo, aconteceu o primeiro encontro dos Grupos de Trabalho (GTs) do movimento: Teológico, Resíduos, Água e Energia.
ll
Fevereiro 2020
Nos dias 16 e 17 de fevereiro, em João Pessoa, Paraíba, integrantes da campanha, dos grupos de trabalho, parceiros e novos colaboradores se reuniram no Encontro Nacional para avaliar o andamento do movimento no Brasil e propor atividades para 2020.
Outubro 2020
Em Outubro de 2020, o movimento aprovou o seu Guia Orientador Nacional que explicita, particulariza e organiza sua execução no Brasil e determina as funções e o modo de proceder dos Filiados/as, Assembleia Geral, Comitê Gestor Nacional, Mobilizador/a Nacional, Grupos de Trabalho Temáticos, Setor de Comunicação, Núcleos Regionais e Assessorias Técnicas. O documento está disponível aqui (clique).
ii
01

Nossa Missão

Nós nos importamos com o equilíbrio da criação e a redução da desigualdade social. Como cristãos somos chamados a assumir essa tarefa.

02

Nossa Visão

Participar do amor de Deus por tudo o que criou, influenciando em mudanças de práticas individuais e coletivas, na efetivação de legislações e políticas públicas, para assegurar sustento básico para todas as pessoas e defender a natureza ameaçada. E assim construir um mundo no qual todas as pessoas tenham suas necessidades básicas atendidas e todos tenham a chance de florescer.

03

Nossos Valores

  1. Família Global: o movimento visa animar a Igreja Global, para que viva de maneira simples e sem olhar para a prosperidade material;
  2. Impacto nas pessoas e em todas as formas de vida: queremos contribuir para que a Igreja compreenda a dimensão dos impactos causados pelas mudanças climáticas nas comunidades empobrecidas e nas espécies que coabitam nos ecossistemas do planeta, e para que perceba a urgência de sermos proativos;
  3. Fundamentos bíblicos: o movimento se inspira em afirmações bíblicas como o amor, a vivência na justiça para com pobres e vulneráveis, bem como o cuidado da criação;
  4. Soluções públicas, comunitárias e pessoais: pressionamos por mudanças nos três níveis, seguindo a Jesus nas escolhas diárias da vida.

Realidade Social e Ambiental

“(…) não podemos amar e servir verdadeiramente o nosso próximo se estivermos ao mesmo tempo destruindo o ambiente no qual ele vive, sendo coniventes com a destruição deste ou até mesmo ignorando as circunstâncias ambientais esgotadas nas quais tantas pessoas são condenadas a viver. Assim como Jesus Cristo se encarnou a fim de entrar em nosso mundo, também a missão verdadeiramente encarnada implica entrar no mundo das outras pessoas, inclusive no mundo da sua realidade social e ambiental.” – John Stott [in Peter Harris, A Rocha, ABU Editora, 2001]

Filiados e parceiros
Assine nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações sobre o que nosso movimento e nossos parceiros tem feito, resumo das lives, artigos e muitas outras novidades todas em um só lugar.

somos global

Renovar Nosso Mundo Brasil faz parte de um movimento que  está presente em muitos outros países. Acesse o site global: renewourworld.net

FALE CONOSCO

renovarnossomundo@gmail.com

HORÁRIO ATENDIMENTO

Segunda a Sexta: 09:00h às 18:00h