Natal é proclamar boas novas para toda a criação
Proclamar o evangelho que diz que “Jesus é Senhor” é proclamar o evangelho que inclui a terra, uma vez que o senhorio de Cristo é sobre toda a criação.
Jesus é o princípio, o meio e o fim da história da redenção. Seu nascimento – Deus entrando na história e na concretude mundana, em carne e osso –, mostra que não é verdadeira a dicotomia que entende o mundo físico como mau e o mundo espiritual como bom (ideia platônica). A verdade bíblica é clara: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;” (Salmo 24.1). Neste sentido, falar do cuidado da criação à luz do evangelho e à luz das escrituras é entender que a salvação de Jesus não se restringe ao âmbito pessoal ou individual, mas sim a um alcance cósmico, que abrange toda a criação Deus. Para aprofundar essa reflexão, compartilhamos abaixo o trecho do Compromisso da Cidade do Cabo, do Movimento Lausanne, que trata do cuidado da criação e o evangelho.
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NÓS AMAMOS O MUNDO DE DEUS
Nós compartilhamos da paixão de Deus pelo seu mundo, amando tudo o que Deus criou, nos alegrando na providência e na justiça de Deus para com toda sua criação, proclamando as boas novas para toda a criação e para todas as nações, e aguardando o dia em que a terra será cheia do conhecimento da glória de Deus como as águas cobrem o mar. [22] Nós amamos o mundo da criação de Deus. Este amor não é apenas uma mera afeição sentimental pela natureza (que em nenhum lugar a Bíblia ordena) e, muito menos, é uma adoração panteísta da natureza (que a Bíblia proíbe expressamente). Pelo contrário, é consequência lógica do nosso amor a Deus, ao cuidarmos do que lhe pertence. “Do Senhor é a terra e tudo o nela existe”. A terra é propriedade do Deus que afirmamos amar e obedecer. Nós cuidamos da terra, simplesmente porque ela pertence àquele a quem chamamos de Senhor.
A terra é criada, sustentada e redimida por Cristo. Não podemos dizer que amamos a Deus enquanto destruímos o que pertence a Cristo por direito de criação, redenção e herança. Nós cuidamos da terra e de maneira responsável fazemos uso dos seus abundantes recursos, não de acordo com a mentalidade deste mundo secular, mas por causa do Senhor. Se Jesus é o Senhor de toda a terra, não podemos desvincular nosso relacionamento com Cristo da forma como agimos em relação à terra. Proclamar o evangelho que diz que “Jesus é Senhor” é proclamar o evangelho que inclui a terra, uma vez que o senhorio de Cristo é sobre toda a criação. O cuidado com a criação é, portanto, uma questão do evangelho dentro do Senhorio de Cristo.
Tal amor pela criação de Deus exige que nos arrependamos da nossa contribuição na destruição, no desperdício e na poluição dos recursos da terra e do nosso consentimento com a idolatria tóxica do consumismo. Em vez disso, nos comprometemos com urgente e profética responsabilidade ecológica. Apoiamos os cristãos cujo chamado missionário particular seja principalmente em defesa e ação em favor do meio ambiente, bem como aqueles comprometidos com o cumprimento do mandato divino de proporcionar bem estar e atender as necessidades humanas, exercendo domínio e mordomia responsáveis. A Bíblia declara o propósito redentor de Deus para a própria criação. Missão integral significa discernir, proclamar e viver a verdade bíblica de que o evangelho é a boa nova de Deus, através da cruz e da ressurreição de Jesus Cristo para indivíduos e para a sociedade e para a criação. Todos os três estão feridos e sofrem por causa do pecado; todos os três estão incluídos no amor redentor e na missão de Deus; todos os três devem fazer parte da missão global do povo de Deus.
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Nota: Trecho extraído do Compromisso da Cidade do Cabo, do Movimento Lausanne, intitulado “Nós amamos o mundo do Deus”, disponível aqui.
Imagem ilustrativa: Werner Burkhart, artista e ex-professor, criada com um grupo de alunos da catequese. Acessada aqui.