Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2018 aconteceu em Manaus, Amazonas, o lançamento da então “Campanha” Renovar Nosso Mundo Brasil. Nos dois dias, cerca de oitenta pessoas participaram do encontro, que contou com representantes de igrejas evangélicas, igreja católica, ONG’s cristãs e demais entidades da sociedade civil. O evento foi organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia – Grupo Inter-Ação, Instituto Amazônia e Rede Nacional de Ação Social no Amazonas, RENNAS, com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil.
A professora Dra. Maria do Perpétuo Socorro Chaves proferiu a palestra de abertura do encontro, sob o título “Renovar Nosso Mundo: Movimento pela Sustentabilidade no Amazonas”. O pastor Jonh Glemeson Plácido da Silva falou sobre a experiência com o Instituto Alumiar, abordando os programas e plataformas sociais no interior da Paraíba. De acordo com a professora Socorro Chaves, a tarefa de cuidar e conservar os recursos naturais é mais que um dever de cidadania é um compromisso cristão. Ela explica que a contribuição de Renovar Nosso Mundo consiste na sensibilização dos cristãos de maneira didática e pedagógica, com exemplos práticos a partir de ações individuais e coletivas. Quanto à importância do tema da sustentabilidade para as comunidades cristãs, a professora afirmou:
Desde 2018, o Núcleo Amazonas tem atuado junto à igreja local por meio de assistência, ações de capacitação e iniciativas de restauração de igarapés, reflorestamento, gestão dos resíduos sólidos e pressão pública local.
O grupo, composto por pessoas, igrejas e outras organizações cristãs, se reúne presencialmente na cidade de Manaus e dialoga virtualmente por meio de um grupo de WhatsApp. Para fazer parte do grupo, é necessário se filiar ao movimento Renovar Nosso Mundo Brasil.
Boa tarde, estou feliz em encontrá-los.
Tenho um sonho de trabalhar com sustentabilidade, para o nosso muito melhor.
Gostaria muito de saber como começar e estou a disposição para o que precisarem
Sou de Rondônia.