Plantem jardins e comam de seus frutos: resistência e afirmação da vida

“busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela” (Jer 29:7)

Ao passear por entre as páginas deste livro houve uma palavra, em especial, diante da qual me detive. Ela dizia “construam casas e habitem nelas, plantem jardins e comam de seus frutos” (Jer 29:5), apontando para uma atitude de resistência e afirmação da vida. A resistência à situação que se vivia e a afirmação de que Deus nos quer dar um futuro de paz, justiça, amor e liberdade.

É verdade, como o texto nos mostra, que vivemos um tempo complexo, raivoso e destrutivo, mas também é verdade que é neste tempo que Deus quer fazer algo novo em nós e através de nós. Algo que invista em relacionamentos construtivos “com Deus, com nós mesmos, uns com os outros e com a criação”, como diz o autor. Um texto, aliás, que convoca a igreja a despertar para o que está acontecendo, nela e ao redor dela, e se comprometer com o novo que Deus quer fazer em nós e através de nós.

É por isso que precisamos continuar a ouvir o que o velho profeta Jeremias escreveu para sua gente, num momento muito difícil, como já anteriormente aludido. Ele tem mais a dizer: “busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela” (Jer 29:7). Construir, buscar e orar… Eis uma agenda diante de nós para a qual Deus nos chama. O livro nos fala disso.

Por Valdir Steuernagel, pastor e teólogo luterano.

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário