Quer contribuir para manter a amazônia de Pé?

A partir da campanha “Amazônia de Pé”, Renovar Nosso Mundo convida as igrejas a agirem de forma prática pela conservação da nossa grande floresta. Como? Coletando assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular para proteger as florestas públicas da Amazônia.

A Amazônia e os povos que ali habitam pedem socorro

Cerca de 16% da Amazônia já foi devastada, o que equivale a duas vezes e meia a área do estado de São Paulo. Nos últimos anos, temos testemunhado um ritmo crescente de destruição da floresta, com aumento desenfreado de desmatamento, queimadas, extração ilegal de madeira, contaminação do solo e das águas, tráfico de vegetais e animais, garimpos ilegais. É urgente que todos ajam para protegê-la e nós, como cooperadores(as) de Cristo na restauração de todas as coisas, não podemos ficar de fora!

Que tal separar o mês de Setembro para falar/orar pela Amazônia? Temos 2 bons motivos:

  • durante todo Setembro celebraremos o Tempo da Criação, que este ano tem como tema “Deixe a justiça e a paz fluir”, com base no versículo “Mas antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca” (Amós 5, 24);
  • e dia 05 de Setembro é celebrado o Dia da Amazônia.

Renovar Nosso Mundo quer lhe convidar a conhecer o movimento “Amazônia de Pé” e se juntar a nós em uma ação prática pela proteção da floresta e de todos(as) que ali habitam.

O que é Amazônia de Pé?

A Amazônia de Pé é um movimento apoiado por mais de 160 organizações (entre elas Renovar Nosso Mundo Brasil) que tem como objetivo combater a crise climática através da preservação da Amazônia. Queremos levar para o Congresso Nacional em 2023 um projeto de Lei de Iniciativa Popular que paute a preservação da Amazônia! Para isso, precisamos coletar 1.5 milhão de assinaturas físicas, ou seja, 1% do eleitorado brasileiro será autor da lei e não um parlamentar ou presidente.

Para explicar mais um pouco, o projeto de lei dá prazo para que as florestas públicas não destinadas da Amazônia (uma área equivalente a quase 57 milhões de campos de futebol), sejam destinadas para comunidades indígenas, quilombolas e unidades de conservação. Além disso, o projeto prevê uma maior criminalização para a grilagem. Os dados mostram que as florestas públicas não destinadas têm os maiores índices de desmatamento e são os maiores alvos de crimes como a grilagem e o garimpo ilegal. Já as terras que estão sob proteção das comunidades citadas, tem as menores taxas.

Como minha igreja pode cooperar para a Amazônia permanecer de pé?

Coletar 1.5 milhão de assinaturas físicas é um desafio e tanto, mas não impossível! E nós, evangélicos(as), podemos contribuir  muito para atingir esta meta. Como?

Imagine o que aconteceria se cada igreja evangélica coletasse as assinaturas de seus membros(as)! Agora imagine o que aconteceria se nossas igrejas fossem além…se o grupo de jovens, por exemplo, fosse desafiado a coletar assinaturas em uma praça ou parque da cidade?

Imaginou quantas assinaturas conseguiríamos?

E já tem igreja fazendo isso! A Igreja Batista em Coqueiral (Recife/PE) coletou mais de 100 assinaturas apenas entre seus membros.

Que tal a sua também separar um culto para falar e orar pela Amazônia e depois coletar assinaturas?

Materiais para falar/orar pela Amazônia e coletar assinaturas

Como mencionamos anteriormente, convidamos você e sua igreja a falar/orar e coletar assinaturas pela Amazônia de Pé.

Para coletar as assinaturas físicas, basta baixar e imprimir a ficha AQUI. Você deve preencher onde é solicitado o Estado e Município da coleta. E depois cada pessoa preenche de forma individual os campos solicitados. É possível coletar 10 assinaturas por ficha. ATENÇÃO: apenas pessoas que possuem Título de Eleitor podem preencher/assinar a ficha. Caso a pessoa não saiba o número do Título de cabeça, basta escrever o nome completo da MÃE no local solicitado.

Após a coleta das assinaturas, as fichas preenchidas e assinadas devem ser enviadas via CORREIOS para: NOSSAS CIDADES – CAIXA POSTAL: 34033, CEP 22460970 – Rio de Janeiro/RJ

Para lhe ajudar a falar sobre a Amazônia, o movimento Amazônia de Pé tem a Cartilha de conteúdos para falar e agir pela Amazônia

No site Amazônia de Pé é possível também encontrar sugestões de ações (cinedebate, roda de conversa, apresentação cultural, banca para coleta de assinaturas e outras) e uma vasta lista de materiais para lhe apoiar em cada uma delas. Lá tem, por exemplo, o Guia de atividades para o Dia da Amazônia que você pode usar em alguma sala de Escola Bíblica Dominical.

Falando em Escola Bíblica Dominical…separamos abaixo algumas sugestões de materiais que poderão lhe ajudar a falar sobre Amazônia e mudanças climáticas dentro de uma perspectiva cristã. Outros materiais deste tipo podem ser encontrados em nossa página “Recursos“.

Esperamos que todos os materiais aqui mencionados ajudem você e sua igreja a agirem pela Amazônia. Se precisarem de uma ajuda mais próxima, falem conosco por mensagem privada em nossas redes sociais ou por e-mail: renovarnossomundo@gmail.com

E não deixem de nos marcar em suas fotos e postagens nas mídias sociais!

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Deixe um comentário