Encontro Nacional do movimento em João Pessoa

Vinte e cinco pessoas de diferentes estados brasileiros. Entre elas, representantes das cinco regiões do país. Uns com uma bagagem de anos de experiência, outros com o frescor e o fôlego da juventude. Na roda: pastores e pastoras, líderes e teólogos, estudantes e pesquisadoras. Na pauta: avaliações, ideias, planos e metas. O ponto de partida: as Escrituras Sagradas e o Evangelho de Jesus. O alvo de todos: trabalhar para estabelecer uma relação harmônica com Deus, com o próximo e com a natureza.

Assim podemos tentar resumir um pouco da riqueza que esteve presente na reunião presencial da campanha Renovar Nosso Mundo, que aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Seminário Betel Brasileiro, em João Pessoa, Paraíba. O encontro reuniu integrantes da campanha, dos grupos de trabalho, parceiros e novos colaboradores e colaboradoras, com o objetivo de avaliar o andamento do movimento no Brasil e propor atividades para 2020.

Durante a reunião foram tomadas algumas medidas para o melhor funcionamento da campanha. Foi criado um Grupo Gestor (GG) que terá a função de deliberar questões e propor pontos específicos relacionados ao andamento da campanha no Brasil. O GG está com a responsabilidade de realocar os integrantes dos Grupos de Trabalhos (GT’s) de Água e Energia, Resíduos e Teologia em novos grupos de trabalho, que serão definidos de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para novos tempos e novos desafios, mais jovens e mais mulheres

O pastor Tércio Sá Freire, representante da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas) e integrante do Grupo Gestor da campanha, fez sua avaliação da reunião, destacando a presença e participação de jovens e mulheres:

“A presença de jovens conosco me animou bastante. No primeiro dia tivemos o momento da manhã um tempo muito especial de análise de conjuntura. Acho que houve sabedoria naquele momento. Foi demorado, mas foi importante para sinalizar o rumo da campanha. Na segunda à tarde tivemos um momento de estruturar melhor a funcionamento da campanha, sinalizando uma participação mais efetiva na coordenação da campanha. Houve muito bom senso nos debates e contrapontos. O comprometimento com a campanha foi reafirmado. A maturidade dos jovens foi muito proveitosa nas discussões. Também destaco a condução da Simone Vieira, que foi bastante pragmática e deu economia de tempo, fazendo com que saíssemos todos contemplados em nossas responsabilidades e compromissos com a campanha. Estamos em um novo momento, com a participação de mais jovens e mais mulheres.”

Para Géssica Dias, assistente social no Instituto Solidare e integrante do Grupo Gestor, o fortalecimento das relações entre os participantes da campanha foi um ponto forte da reunião.

“A reunião proporcionou a estruturação otimizada das instâncias que compõe a campanha. […] A forma democrática de condução deste momento trouxe participação ativa dos/as presentes, fazendo com que, todas e todos pudessem contribuir com suas experiências. Outro destaque vai para o fortalecimento das relações que a reunião presencial proporciona. A troca afetiva, para além das questões operacionais, estabelece coesão ao grupo, de modo a contribuir no andamento das ações.”

A bióloga, ativista e co-fundadora da Ong ambiental A Rocha, Raquel Arouca, também falou de suas impressões sobre o encontro:

“Achei a reunião presencial da campanha incrível, especialmente pela diversidade de vozes ali presentes. Por causa disso, houve uma troca única de experiências, saberes e lutas. Que oportunidade linda nos foi oferecida! Gostei muito também do quanto ela foi objetiva. Mesmo que ainda timidamente, acredito que a campanha já tem sido uma inspiração e voz profética para a igreja. O desafio é alcançar mais igrejas e contar com o comprometimento delas.”

Novo Mobilizador/Articulador da campanha

Durante a reunião foi discutida e anunciada a abertura de uma vaga para preencher o cargo de Mobilizador/Articulador da campanha, cujo trabalho vinha sendo desenvolvido por Tânia Medeiros Wutzki, no papel de Secretária Executiva. Ao final da reunião, Tânia se despediu do cargo que ocupou por um ano e fez sua avaliação sobre o movimento no Brasil.

“Estar como Secretária Executiva foi um privilégio e ao mesmo tempo um desafio. Privilégio por ver tantas ações acontecendo, poder acompanhar e, de alguma forma, apoiar; e desafio porque, como estamos no início, estamos nos estruturando durante a caminhada e atendendo a demandas que vão surgindo. Embora ainda esteja no início, podemos ver que a campanha está bem fundamentada.”

Entra na roda com a gente também”

A reunião da campanha Renovar Nosso Mundo foi encerrada com um momento simbólico muito especial. Conduzidos pela pastora Thaiana de Assis, da Igreja Metodista de João Pessoa, todos os participantes formaram uma roda, deram as mãos e cantaram juntos a música Momento Novo, cuja letra diz: “Deus chama a gente pra um momento novo / De caminhar junto com o Seu povo / É hora de transformar o que não dá mais / Sozinho, isolado, ninguém é capaz / Por isso vem entra na roda com a gente também”.

Renovar Nosso Mundo faz de “Momento Novo” um convite a todas e todos que querem juntar-se ao movimento para juntos trabalhar, repartir amor, transformar o que não dá mais e renovar o mundo. Então, vem! Entra na roda com a gente.

Conheça o Grupo Gestor da Campanha Renovar Nosso Mundo

  • Mobilizador/Articulador da campanha (em processo de seleção).
  • Géssica Dias – Representando o Instituto Solidare.
  • Simone Vieira – Representando a Tearfund.
  • Tércio Sá Freire – Representando a Renas.
  • Thaiana Santos de Assis – Pastora na Igreja Metodista em João Pessoa, Paraíba.
  • Timóteo Carriker – Pastor Igreja Presbiteriana Independente no Estreito, Florianópolis.
  • Phelipe Reis – Assessor de comunicação da campanha.
  • Rizoneide Lima Bezerra (apoio) – Colaboradora da Diaconia.

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário