Como envolver sua igreja no cuidado da criação

Conheça os materiais que selecionamos e baixe gratuitamente para usar em sua igreja

O meio ambiente está cada vez mais no centro das discussões por causa dos eventos climáticos extremos que vêm ocorrendo com mais frequência e intensidade nos últimos anos. E não poderia ser diferente, afinal, a relação das pessoas com a criação Deus requer atenção e urgência, a começar pelo simples fato de que cuidar da criação é uma orientação dada pelo próprio Deus, Criador, à humanidade, logo no início da narrativa da criação de todas as coisas (Gn.2.15). Isso significa dizer que, mesmo se não houvesse aquecimento global, mudanças climáticas, poluição do ar, desmatamento, extinção da biodiversidade e eventos climáticos extremos, uma compreensão adequada e coerente das Escrituras Sagradas nos fornecem elementos e justificativas suficientes para cuidarmos da criação, que revela a glória de Deus e que espera a manifestação dos filhos de Deus (Rm. 8.19).

Neste sentido, o movimento Renovar Nosso Mundo realiza a campanha Junho Verde visando envolver igrejas evangélicas com temáticas socioambientais e climáticas, aproveitando que o mês de junho acolhe algumas datas importantes relacionadas ao meio ambiente, tais como o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Dia nacional da educação ambiental (03/06), o Dia da Ecologia (05/06), o Dia dos catadores de materiais recicláveis (07/06), e o Dia de combate à desertificação e à seca (17/06).

Renovar Nosso Mundo convida as igrejas evangélicas a assumirem esse compromisso de cuidado de criação e, para isso, disponibilizamos recursos e materiais que podem ser baixados gratuitamente e utilizados em diversas atividades nas igrejas locais, células e pequenos grupos. Confira o material.

Liturgia | Como fazer um culto pelo Dia Mundial do Meio Ambiente 

Acesse um documento com sugestões de textos bíblicos, comentários, orações e músicas que você pode usar para montar uma programação específica para sua igreja, congregação, pequeno grupo ou célula, refletir acerca do cuidado da criação no Dia Mundial do Meio Ambiente. (baixe aqui)

Oração | Como orar pelas mudanças climáticas

Todos podemos desempenhar um papel no combate às alterações climáticas, colocando a nossa fé em ação. Exigir mudanças e fazer ajustes ao nosso estilo de vida são ótimas maneiras de responder. No entanto, a oração é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. Somos chamados para “orar no Espírito… com toda oração e súplica” (Efésios 6:18), e quando oramos, falamos com um Deus forte e poderoso. (baixe aqui)

Crianças | Trilha de oração – 7 dias da criação.

Reserve vinte minutos por dia, pelos próximos sete dias, para interceder especificamente por uma criança ou adolescente – grupo mais vulnerável às mudanças climáticas. Conheça a trilha de orações baseada nos sete dias da criação como inspiração, preparado pela Rede Mãos Dadas. (baixe aqui)

Dinâmica | Oração: Mudanças climáticas e a água

A dinâmica de oração, “Mudanças climáticas e a água”, está incluída na Campanha do Mutirão Mundial de Oração 2023, produzida pela Rede Mãos Dadas. A dinâmica foi pensada para atender tanto a projetos, famílias e igreja. Tempo médio de duração de 40 minutos. (baixe aqui)

Reflexão | Encontro: a natureza, a criação de Deus (para pastores e líderes)

Roteiro de estudo e reflexão para proporcionar aos pastores, pastoras e líderes das igrejas, conhecimentos, capacidades e habilidades para responder efetiva e eficientemente aos problemas relacionados à crise ambiental que nós vivemos. Propiciar compreensão e visão crítica das causas que geram a mudança climática e das suas consequências. (baixe aqui)

Estudos bíblicos | Missão integral e mordomia da criação

Guia com quatro estudos bíblicos, produzidos por A Rocha Brasil. Estudo 1: Jardineiros de Deus! – Privilégio e responsabilidade para com o meio ambiente. Estudo 2: Imitadores de Jesus – Tudo por ele e para ele… Estudo 3: Libertados e Libertadores pelo Espírito – Engajamento redentor Estudo 4: Final Feliz! – Destino da criação, destino do ser humano. (baixe aqui)

E-books | Quatro e-books gratuitos sobre fé e meio ambiente

Deus, criação e as mudanças climáticas (baixe aqui)

A ecologia e o ministério da reconciliação [Paulo de Melo Cintra Damião] (baixe aqui)

Teologia Bíblica da Criação: passado, presente e futuro [Timóteo Carriker] (baixe aqui)

Amazônia: entre a crise e a teologia [Angela Maringoli] (baixe aqui)

Aproveite o material, realize alguma ação em sua igreja local, registre e compartilhe em suas redes sociais. Marque o @renovarnossomundo e coloque a hashtag #junhoverde.

Nota: Em setembro de 2020, o Senado Federal aprovou a resolução de criação da campanha “Junho Verde”, que deve ser promovida em parceria com escolas, universidades, empresas públicas e privadas, igrejas e entidades da sociedade civil.

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário