Celebração de Abertura do Tempo da Criação 2022

Organizado por Renovar Nosso Mundo Brasil e Green Anglicans de Angola e Moçambique, essa celebração inicia o Tempo da Criação do ano de 2022.

Introdução

Para iniciar a live, os convidados compartilham algumas ideias principais, entre elas:

  • Padre Aurélio Uqueio – Green Anglicans de Angola e Moçambique: iniciou a celebração com o hino 75, que expressa toda a fé cristã incorporada na visão cosmológica da Green Anglicans e apresentou palavras de devoção e adoração.
  • Raquel Arouca – Renovar Nosso Mundo: citou breves palavras para introduzir o tema “tempo da criação” na celebração e mencionou que é um tempo em que cristãos e cristãs agem para restaurar o meio ambiente.
  • Reverenda Filomena – Teta das Neves Estevão: citou o momento de penitência, lembra dos pecados humanos e pede 1 minuto de silêncio e comentou sobre a vida nova que podemos usufruir graças ao sacrifício de Jesus.
  • Revenda Odete Liber – Brasil: citou Jeremias 18: 1-11, onde está a história em que Deus compara Israel com o vaso na mão do oleiro. O poder divino pode restaurar a grande nação de Israel, pois tem um plano salvacionista.
  • Eugénia Cuambe: cantou salmos de adoração e louvor. O cantar é acompanhado por tambores e demais instrumentos característicos da cultura musical africana.

Epístola de São Paulo, capítulo 1-21

Na outra etapa do culto, foi apresentada a música “doce é sentir” sugerida pela reverenda Lilian. Os discípulos em Angola citam a passagem de Lucas 14 25-33, onde se encontra a parábola da providência. A mensagem menciona sobre a necessidade de ter fortes alicerces para edificar a casa, assim como a Palavra é necessária para edificar a vida.

Posteriormente, foi apresentada a música “Paz e Comunhão” do cantor Gladir Cabral. A mensagem apresentada pelas palavras da música enfatiza o cuidado com a criação e a casa comum.

a esperança de Israel em buscar uma nova Terra.

Foi citado sobre o trecho Êxodo 3 1-12, onde Moisés se comunicou com Deus pela primeira vez.
A Reverenda doutora Rachel explica todo o contexto do Êxodo 3 1-12. Assim, ela compara a situação de Moçambique e Paquistão castigada pelas alterações climáticas com a desesperança sentida pelo povo escravizado de Israel. O povo está escravizado pelo pecado e pelos efeitos devastadores das transformações do Planeta Terra. Esse mesmo povo clama pelo auxílio divino.

 

Portanto, a humildade cristã nutre a esperança da irmandade conseguir se harmonizar com o mundo, pois a casa comum é santa! A reverenda menciona sobre ação local com impacto global e a soma de pequenas atitudes para provocar a mudança socioambiental planetária.

momento de oração

Em Moçambique, Edgar Jones faz uma oração e manifesta sua vontade de harmonizar a natureza e a humanidade, pois as pessoas precisam assumir o papel de mordomia e cuidado sustentável.

Pastor Lavoisier, na oração dele, louva o Senhor Deus, plenitude das palavras, manifesta preocupações com a situação socioambiental com o nordeste e pede renovação dos esforços para harmonizar humanidade e Terra.

Pastor Alberto França reza, agradece pela comunhão com os demais irmãos, fala de problemas socioambientais dos povos originários do Brasil e cita o papel das pessoas como guardiões da floresta e da casa comum. Compara a desobediência humana e a postura insustentável com o pecado. Mostra também um vídeo onde cita a importância da Amazônia para a biologia do planeta para que todos se encantem com o milagre amazônico.

Padre Judá, na reza dele, menciona a santíssima trindade, os anjos e louva a bondade divina.

Finalização da live

É apresentado um vídeo sobre a benção final mencionando a presença de Deus em cada parte da natureza.

Por fim, é cantado o hino “Vem Espírito Santo” e citado alguns pequenos comentários sobre a celebração.

– escrito por Felipe Gruetzmacher –

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário