2024: um novo ano?

2023 foi o ano mais quente já registrado e em 2024 o futuro do planeta parece sombrio. Dave Bookless diz que a esperança é um músculo que só cresce quando a usamos e oferece 4 dicas para nos encorajar em meio a uma criação que geme. Confira:

Por Dave Bookless

Feliz Ano Novo? Tenho sentimentos confusos sobre essa saudação para 2024. No hemisfério norte estamos na escuridão do inverno e no Reino Unido tivemos tempestades e inundações intermináveis. Globalmente, 2023 foi o ano mais quente já registrado, em parte devido ao El Niño, mas em grande parte devido aos combustíveis fósseis [1]. Apesar da COP28 ter alcançado “um compromisso global de transição dos combustíveis fósseis e de conservação e restauração da natureza, a fim de limitar o aquecimento a 1,5 °C” [2], ficamos com muita incerteza e medo. As guerras continuam na Ucrânia, em Gaza, no Iémen e em outros locais. As próximas eleições em países como EUA, Índia, Reino Unido, entre outros, poderão ter consequências desastrosas para a natureza. A natureza humana significa que muitas pessoas, inclusive eu, sabem o que precisa ser feito, mas não querem mudar seus estilos de vida.

Ao entrarmos em 2024, o futuro do nosso lar planetário parece sombrio. Em Isaías 60:2 lemos ‘Veja, as trevas cobrem a terra e densas trevas cobrem os povos’. No entanto, essas palavras são seguidas pela promessa “mas o Senhor surgirá sobre ti e a sua glória aparecerá sobre ti”. A nossa esperança está em Jesus e na transformação que Ele traz para nós pessoalmente e também nos bons planos de Deus para restaurar e renovar toda a criação. No entanto, apesar disso, é fácil cair no desespero. Já escrevi antes que a esperança é um músculo que só cresce quando você a usa. Então, algumas práticas simples para nos encorajar em meio a uma criação que geme.

1.

Vá mais fundo: enraíze-se na Bíblia, na oração e na comunidade cristã. É somente na grande história de criação, pecado e redenção de Deus que podemos encontrar esperança para nós mesmos e para a criação. Se as escrituras e a oração parecem secas e vazias, por que não sair de casa? Encontre um parque, uma beira-mar ou um céu noturno e ouçam os dois livros de Deus — as Escrituras e a natureza — juntos. Fique o mais quieto possível e permita que Deus fale através da criação, sempre usando a Bíblia para testar o que você ouve.

2.

Cultive algo: fomos criados para ser jardineiros (Gênesis 2:15). Seja cuidando de um cão ou gato de estimação, cultivando ervas no parapeito de uma janela, cogumelos num armário ou um projeto mais ambicioso de cultivo de alimentos, ficamos satisfeitos quando nos associamos a Deus como guardiões e zeladores.

3.

Saia ao ar livre: estou de luto porque a vida selvagem em meu parque local diminui ano após ano, mas também tenho sido encorajado pelo surgimento de plantas, pelo canto dos pássaros e pelo surgimento de novas espécies. Os especialistas dizem que “a natureza tem o poder de melhorar a nossa saúde, felicidade e bem-estar”.[3] Uma das melhores curas para o desespero climático é a terapia natural! Para citar a velha canção: “Conte suas bênçãos!”.

4.

Transforme a revolta em ação: a dor e a revolta são reações saudáveis ​​à nossa crise atual, mas não precisam se transformar em desespero. Em vez de se concentrar no que não pode mudar, concentre-se no que pode fazer, localmente e, em conjunto com outros, a nível nacional e global. Nosso chamado é a obediência. Deus fará o resto.

Notas:

[1] https://www.theguardian.com/environment/2024/jan/09/2023-record-world-hottest-climate-fossil-fuel

[2]  Sua Excelência Razan Al Mubarak, Campeão de Alto Nível das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas para a COP28

[3]  https://www.rspb.org.uk/natureprescriptions

Revd Dr Dave Bookless
Head of Theology, A Rocha International
Lausanne Global Catalyst for Creation Care

Publicado originalmente aqui.

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Deixe um comentário