É MELHOR PREVENIR O QUE NÃO DÁ PRA REMEDIAR

Estamos cercados de destruição e contaminação. O planeta nos devolve o caos que lhe causamos.

No tempo aceitável eu escutei você e no dia da salvação eu o socorri. Eu o guardarei e o farei mediador da aliança com o povo, para restaurar a terra e repartir as propriedades devastadas (Isaías 49.8).

Tragédias de sul a norte falam por si. A catástrofe climática se acelera como carro despencando ladeira abaixo. Estamos cercados de destruição e contaminação. O planeta nos devolve o caos que lhe causamos. Mas ainda há “tempo aceitável”, preparado por Deus para podermos restaurar e repartir.

O Tempo da Criação (1° de Setembro a 4 de Outubro)

A Conferência Mundial de Missão e Evangelização em maio de 1989 foi a primeira a tratar do tema “Terra e Ecologia”. No mesmo ano um patriarca ortodoxo proclamou 1° de setembro como Dia de Oração pela Criação. Depois aderiram organismos confessionais e ecumênicos mundiais. A Igreja Católica Romana assumiu o Tempo da Criação em 2015 (https://seasonofcreation.org/pt). Os movimentos Laudato Si e Renovar Nosso Mundo traduzem e adaptam o Guia anual para os cristãos do Brasil. Entre belos exemplos, uma paróquia luterana no Espírito Santo promove um passeio ciclístico anual com plantio de árvores.

Baixe o Guia com propostas de celebrações e ações práticas em https://renovarnossomundo.org/tempo-da-criacao/. Ou escreva para renovarnossomundo@gmail.com. Para esse contato você também pode enviar fotos e relatos. Participe!

Werner Fuchs, Curitiba-PR.

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário