O desejo de deus sobre os crimes contra a criação

Há quem diga que tudo isso é culpa de São Pedro, outros insistem em culpabilizar Deus, mas eu quero lembrar que essa tragédia é fruto da irresponsabilidade humana.  Como Deus espera que nós cristãos nos posicionemos diante dessas tragédias?

Introdução

Eu era criança e não cabe nas minhas mãos o número de vezes que vi meu pai acordar de madrugada para ir socorrer meus avós, que viviam assombrados pelo drama da chuva, e seus alagamentos. Os anos passaram, meus avós se mudaram de casa e não sofrem mais com os alagamentos, mas as chuvas continuam assombrando o brasileiro. Ainda agora, enquanto escrevo esse texto me deparo com a notícia que parte da estrutura do teto, do primeiro piso, de um shopping na Zona Norte do Rio, desabou por conta das fortes chuvas que atingem a cidade.

Há quem diga que tudo isso é culpa de São Pedro, o Galileu, irmão do Apóstolo André, outros insistem em culpabilizar Deus, como se fosse sua vontade primária fazer as pessoas sofrerem com desastres climáticos, mas eu quero lembrar que essa tragédia é fruto da irresponsabilidade humana. 

as causas

O que vemos acontecendo é fruto da crise climática, que já estamos vivendo, dos famosos gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e metano, que agora não mais somente são produzidos naturalmente, mas têm suas emissões ampliadas pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

Esse aumento da temperatura pelas atividades humanas vêm causando a alteração dos padrões climáticos em todo o mundo e atingindo especialmente os países em desenvolvimento e as comunidades pobres e marginalizadas. A crise climática é potencializada pelos problemas sociais como a falta de tratamento de esgoto, os problemas na coleta seletiva, a cimentação de rios nos centros urbanos, enfim, a má gestão das cidades. Definitivamente São Pedro não tem nada a ver com isso, tampouco é a vontade de Deus.

alguns dados

Segundo o Governo Federal, quando o assunto são anormalidades causadas nos municípios brasileiros por desastres climáticos, de 2003 até julho de 2018, há aproximadamente 2.000 decretações por ano.

A defesa civil nacional reconheceu nesse intervalo de tempo 32.121 desastres. A Confederação Nacional de Municípios aponta que entre os anos de 2012 até o 1º Semestre de 2017, os desastres naturais causaram, ao todo, mais R$ 244,9 bilhões de prejuízos no Brasil, e afetou 53,6 milhões de pessoas, ou seja, 25% da população brasileira sofreu por conta da crise climática.

Conlusão

A cena é desesperadora, e a resposta são as chaves de São Pedro. Mais conhecimento dos fatos, habilidade técnica e credenciais profissionais não são suficientes para lidar com a crise climática a menos que tudo isso se alinhe com convicção moral, é preciso lembrar o que Jesus queria ensinar ao dizer para Pedro que tudo que fosse ligado na terra seria ligado nos céus, ou seja, embora os homens perversos ridicularizem (também sobre como devemos respeitar e cuidar da criação de Deus) o julgamento da Igreja não será ineficaz.

Deus nos convida para sermos vozes proféticas contra a crise climática. Como você tem feito ecoar o desejo de Deus de que os crimes contra a criação parem?

– escrito por Carlos Henrique Silveira –

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário