Algumas atitudes que sua igreja pode ter para ser mais ecológica

O cuidado com a Criação é um dos mandamentos que Deus nos deixou na sua Palavra, mas ainda assim é um dos que mais negligenciamos individualmente e como igreja. Aqui separamos 3 atitudes que sua comunidade de fé pode ter para agir como um mordomo da criação do Pai.

Introdução

Com a crescente conscientização sobre as questões ambientais, muitas igrejas estão procurando maneiras de se tornarem mais ecológicas e agirem de acordo com a vontade de Deus também nessa área. Afinal, além de ser uma forma de cuidar do meio ambiente, isso também pode ser visto como uma expressão da fé, como um ato de responsabilidade social. Na Bíblia vemos constantemente não só um incentivo, mas um direcionamento de Deus para que cuidemos da natureza e preservemos o lugar em que vivemos: o planeta Terra.

Neste artigo, exploraremos três maneiras pelas quais sua igreja pode se tornar mais ecológica.

Redução de resíduos e reciclagem

Uma das maneiras mais simples de tornar a sua igreja mais ecológica é através da redução de resíduos e da reciclagem. É importante incentivar os membros da igreja a trazerem suas próprias garrafas de água reutilizáveis ou copos ecológicos – hoje temos diversas opções fáceis de transportar – e a evitar o uso de copos plásticos descartáveis.

Além disso, a igreja pode oferecer uma estação de reciclagem para que os membros possam depositar seus materiais recicláveis. Certifique-se de que a igreja esteja reciclando corretamente de acordo com as diretrizes locais.

Outra atenção é para os materiais didáticos utilizados para que sempre seja possível reutilizá-los de alguma forma e não haja desperdício e para o descarte correto de materiais como pilhas e baterias que são muito utilizados nos aparelhos usados nos templos.

Energia renovável e eficiência energética

Outra forma de tornar a sua igreja mais ecológica é através da adoção de fontes de energia renovável e de práticas de eficiência energética. A instalação de painéis solares ou a compra de energia renovável pode ajudar a reduzir a pegada de carbono da igreja e diminuir os gastos com energia a longo prazo.

Além disso, é importante que a igreja faça a manutenção regular de seus equipamentos de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC), bem como o uso de termostatos programáveis e lâmpadas de LED para economizar energia.

Criação de um jardim comunitário

Se a sua igreja tem um espaço maior de terreno, a criação de um jardim comunitário é uma ótima maneira de envolver os membros da igreja na promoção da sustentabilidade. A igreja pode alocar uma área de terra para o jardim e incentivar os membros da comunidade a se voluntariarem para ajudar a cuidar dele.

Os alimentos cultivados podem ser doados para a comunidade, junto a área de ação social da igreja, ou usados nos próprios eventos da igreja. Isso também pode ser uma oportunidade para educar os membros da igreja sobre práticas agrícolas sustentáveis e a importância da produção local de alimentos, fora o ensino de novas habilidades para cada um deles.

Conlusão

Em conclusão, há muitas maneiras pelas quais a sua igreja pode se tornar mais ecológica, desde a redução de resíduos e reciclagem até a criação de um jardim comunitário. Ao adotar práticas sustentáveis, sua igreja pode servir como um exemplo para a comunidade, apresentar o evangelho com ações de um verdadeiro discípulo e ajudar a promover um futuro mais saudável e sustentável para todos.

– escrito por Julie Machado –

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário