De dentro pra fora

Conheça a história de Clarita e Cássio, um casal que luta pela transformação da forma como a igreja vê a criação

o início

A transformação começa no coração, mas como compartilhar o cuidado com a criação de forma que essas sementes possam criar raízes e frutificar? No Brasil, Renovar Nosso Mundo, um movimento global de cristãos que lutam para tornar o mundo mais justo e sustentável, com quem a Tearfund trabalha, está capacitando os cristãos a encontrar formas inovadoras de convidar mais pessoas a responder ao chamado de Deus para cuidar do meio ambiente. Pessoas como Clarita e Cássio estão agora liderando seu próprio movimento de mudança – saiba mais e como podemos orar por eles.

Em seu sítio Agroflorestal, no sul do Brasil, Clarita e Cássio cultivam erva-mate de forma Agroecológica e orgânica. Além do tradicional chimarrão, a planta é usada também para fazer chá mate. Uma parceria com uma empresa norteamericana, para quem entregam a matéria prima para produção de uma bebida energética, garante o selo de produto Orgânico e Comércio Justo [Fair For Life], graças às práticas e valores que eles adotam em sua propriedade.

Clarita e Cássio não usam agrotóxicos, pois são prejudiciais ao solo, aos animais e ao meio ambiente. O casal segue buscando formas alternativas de usar os recursos que a floresta local lhes fornece, como diz Clarita: ‘[Trabalhando com] a floresta e não contra ela, sempre dessa forma harmoniosa’.

Mas um dos grandes desafios que eles têm é inspirar a igreja em geral sobre o cuidado com a criação.

Sempre me interessei por questões relacionadas ao papel dos cristãos diante da criação.

explica Clarita. ‘Mas esta pergunta sempre me intrigou: ‘Por que não falamos sobre esse assunto dentro das igrejas?’

‘Desde pequena tentei trazer essas questões para o debate – buscando descobrir o que a Bíblia diz sobre nossa relação com a natureza.’

Foi através dessas perguntas que Clarita descobriu sobre Renovar Nosso Mundo, e como o movimento está trabalhando para ajudar as igrejas locais a se manifestarem e defenderem o cuidado com o meio ambiente.

Ao se juntarem à Renovar Nosso Mundo, Clarita e Cássio puderam aprender mais sobre como podem cuidar da criação de Deus e como podem equipar outros para fazer o mesmo.

Fomos colocados aqui, no meio da criação, para ser o cuidado de Deus pela criação. Não apenas para sermos alimentados pela criação, mas para cuidarmos dela.

– Clarita, Brasil

Transformando o coração

‘Acho que um dos papéis dos cristãos é distribuir essa boa semente’, explica Clarita. — Porque tem que ser de dentro para fora.

‘A informação é importante, mas a transformação tem que acontecer no coração.

‘E no meu modo de pensar, isso acontece a partir de uma semente. É preciso plantar a semente, esperar brotar, convergir com as ideias da pessoa e fazer sentido, até que germine, brote e dê frutos.’

‘As pessoas hoje entendem o impacto da destruição’, acrescenta Cássio. ‘Mas é um entendimento que não causa transformação…

‘Acho que depende muito do envolvimento. É um movimento que precisa ser iniciado.’

Encontrando uma conexão

Uma questão que Cássio e Clarita vêm analisando é a desconexão entre o rural e o urbano. ‘O que acontece no campo não parece preocupar a cidade e vice-versa’, explica Clarita.

‘O campo e a cidade têm uma conexão muito importante: produção de alimentos, água e floresta para o bem-estar dessas duas bases.

‘Por que uma pessoa urbana se preocuparia com o fato de alguém colocar veneno no pé de alface que ela vai comer? Eles não percebem que o que aconteceu no campo está impactando o alimento no seu prato, seu bem-estar, o bem-estar da pessoa que está no campo produzindo e o planeta.

‘Eles entendem o papel do cuidado com a natureza, mas não sabem como isso acontece.’

Iniciando um movimento

‘O nosso papel aqui no Pedacinho é, sempre que possível, trazer as pessoas para viverem experiências na floresta’, compartilha Clarita.

‘Com a pandemia da Covid-19 um pouco mais controlada, estamos retomando aos poucos esse trabalho de trazer as pessoas para uma experiência, imersão, conhecimento dos processos que desenvolvemos aqui: permacultura, bioconstrução, sistemas agroflorestais, tudo na perspectiva do cuidado com a criação de Deus.

“A intenção é que, no final das contas, tanto as pessoas que vêm quanto nós, nos tornemos pessoas diferentes do que éramos antes dessa experiência.

‘Que seja sempre aquela relação de partilha onde haja transformação mútua. Este é o papel das atividades que agora estamos retomando.’

Uma luta solitária

Clarita e Cássio estão trazendo transformação para comunidades em um pedacinho do Brasil, mas nem sempre é fácil.

‘A realidade é pesada e difícil’, compartilha Clarita. ‘Não é uma luta fácil!

‘Nos sentimos sozinhos neste propósito aqui, às vezes isolados existencialmente… Neste e em todos os momentos, precisamos da força da comunhão. É como dizemos sempre: uma araucária nunca está só.’

Uma das formas de nos solidarizarmos com pessoas como Clarita e Cássio é através da oração.

Ore conosco:

Deus da criação,
Deus dos relacionamentos,
Deus do amor, da justiça e da verdade.

Convença-nos não apenas a sermos alimentados pela criação, mas a cuidarmos dela. Transforma nossos corações e renova nossas mentes, Senhor; onde houver apenas sementes, regue-as até que dêem frutos.

Convença-nos a continuar a interceder pelas pessoas em situação de pobreza que sofrem os efeitos da crise climática. Abra espaço em nossa ocupação para encontrar o Senhor e a clamar em solidariedade aos nossos irmãos e irmãs.

Em nome de Jesus, amém.

– Escrito por Erica Neves e Rachael Adams –

Filie-se ao movimento

Existimos para inspirar, apoiar e auxiliar a igreja evangélica brasileira a levantar sua voz contra as injustiças socioambientais e fazemos isso por meio de ações de sensibilização, informação, capacitação, controle social, incidência pública e mobilização.

Posts relacionados

Deixe um comentário